Como escolher arandelas

Este vídeo foi produzido pelo colaborador, com seus próprios recursos, em uma iniciativa de compartilhar seus conhecimentos e te ajudar a fazer a compra certa.

As arandelas são aquelas luminárias que ficam presas na parede. Por gerarem uma luz indireta, são indicadas tanto para ambientes internos como externos que precisam ser iluminados de forma leve e discreta.

Faça a escolha certa

Na hora de escolher sua arandela, considere primeiro o local que você pretende implementá-la:

-Para áreas externas expostas às variações climáticas, como fachadas, escolha as arandelas externas, que possuem o IP maior que 65.

-Já para ambientes totalmente protegidos do sol e da chuva, como salas e quartos, escolha as arandelas do tipo interno.

-E para aquelas áreas internas que podem ter exposição ocasional à respingos de água, como banheiros, lavanderias e varandas, escolha as arandelas do tipo interno que possuam o índice de proteção contra água e poeira, o IP, de no mínimo 44.

Tanto as arandelas internas como as externas, existem em versão articulada ou fixa.

-As articuladas são ideais em banheiros, para um barbear ou maquiagem perfeitos, na sala para destacar quadros ou objetos de decoração ou no quarto para leitura.

-As arandelas fixas são mais adequadas para direcionamento/sinalização em áreas de circulação (escadas, corredores, fachadas e etc) ou para valorizar detalhes da arquitetura, neste caso saiba que existem as arandelas fixas de efeito.

Você pode precisar de

Para a instalação da sua arandela você pode precisar de: buchas e parafusos, parafusadeira, óculos de proteção e luvas. Em relação às lâmpadas, utilize a indicada na embalagem do produto.

Leia também