Como escolher cubas

Antes de comprar a sua cuba, verifique o tamanho da bancada, móvel ou gabinete. Existem diferentes tipos de cuba no mercado, com designs e tamanhos distintos, assim você pode escolher aquela que mais atende suas necessidades.    

Cubas de apoio



As cubas de apoio possuem vários modelos que proporcionam beleza e versatilidade. Harmonizam bem em todos os ambientes e são muito frequentes em lavabos e em banheiros. Necessitam de mais espaço para a instalação, já que ficam totalmente em cima da bancada. Por ser uma cuba maior, a bancada deverá ser colocada a uma distância menor do chão para que seu uso não seja difícil. As cubas de apoio, geralmente, são as preferidas de designers de interiores e de arquitetos por terem uma grande variedade de modelos. As bicas mais indicadas para este tipo de cuba são as altas ou de parede.  
 

Cubas de embutir



As cubas de embutir têm design simples e são bastante acessíveis. São fixadas abaixo das bordas do tampo e, por isso, a bancada deverá ser profunda o suficiente para comportá-la. Outra vantagem é o fato de serem cubas de fácil manutenção e limpeza. As torneiras de bica baixa são as mais indicadas para este tipo de cuba.  
 

Cubas de sobrepor



As cubas de sobrepor são aquelas que possuem o bordo de apoio acima do tampo. São menos profundas que as de embutir, ocupando menos espaço. A bancada, no entanto, deverá ser maior que a própria cuba. Este modelo é ideal para quem não quer a ousadia das cubas de apoio nem a simplicidade das de embutir. As torneiras mais indicadas são as de bica baixa.  
 

Cuba de semi encaixe



As cubas de semi encaixe exigem maior atenção no momento em que estiver pensando em seu projeto, pois parte da cuba fica fora da bancada. Esta cuba certamente dará um toque especial de sofisticação em seu banheiro. As torneiras mais indicadas para este tipo de cuba são as de bica baixa. Para o funcionamento da cuba você precisará de acessórios como válvula, sifão e veda-rosca. Em relação à limpeza, ela deve ser feita regularmente. Limpe a superfície com água e sabão ou com produtos de limpeza não abrasivos, pois eles podem retirar o esmalte da sua louça. E produtos com cloro não são recomendados já que podem causar danos à cuba.      
Leia também