Como escolher furadeiras

Entenda como escolher furadeira

Antes de fazer a compra da sua furadeira, você deve analisar se ela será aplicada em madeira, concreto, metal ou alvenaria. Além disso, levar em consideração o tipo de uso: profissional, semi profissional ou hobbysta. O tempo de uso, ou seja, o tempo que a máquina ficará ligada e a sua potência.

Potência

Todas as furadeiras são elétricas, portanto podem ser 110 ou 220 volts. Algumas vem com o sistema de reversão que pode ser utilizado para retirar a broca, caso ela trave.

O que diferencia as furadeiras é a potência e a função de impacto. Nas furadeiras de impacto quanto maior a potência maior a rotação, ou seja, melhora a produtividade do trabalho.

As furadeiras sem impacto são ideais para madeira e metal, também servindo para a montagem de móveis. As máquinas domésticas podem ter de 350 a 400 watts de potência. Para um profissional autônomo a ferramenta ideal, seria a de 550 a 600 watts de potência. Já no caso das máquinas que possuem potência acima de 680 watts, é recomendado utilizá-las por profissionais que vão mantê-las em funcionamento durante um maior período de tempo.

Acessórios

As furadeiras com mandril de 3/8 utilizam broca de até 10mm e as com mandril de 1/2 utilizam brocas de até 13mm. As furadeiras com mandril exigem a chave para apertas as castanhas, e as sem mandril que são de aperto rápido, basta apertar com a mão.

Leia também