Como escolher a cuba e o gabinete

Como escolher a cuba e o gabinete Para fazer uma boa composição em seu banheiro e deixá-lo bonito e requintado, não é preciso muito. Basta escolher as peças certas e combiná-las. A cuba e o gabinete, por exemplo, são essenciais para dar estilo e personalidade ao ambiente. A cuba pode ser encontrada em diversos modelos, formatos, tamanhos e materiais. Por isso, antes de comprar uma, anote as medidas da bancada e do tampo e defina o estilo de banheiro que você quer. As cubas de louça são as mais tradicionais, mas você também pode encontrar tipos feitos em vidro, inox, madeira e materiais sintéticos, como poliéster. 

Uma das coisas que vai definir o estilo de seu banheiro é o formato da cuba escolhida. Você pode optar entre formas arredondadas, quadradas, retangulares e ovais. Assim como a cor, a forma deve combinar com a bancada e com o gabinete no qual a cuba vai ser colocada. Uma bancada ou cuba mais moderna, por exemplo, pede um gabinete com desenhos e acabamentos mais modernos, explica a decoradora Andreza Baroni. A dica é pensar no modelo da torneira que combinará com a sua nova cuba.
Na instalação, as cubas podem ser sobrepostas, embutidas e semi-encaixadas. As embutidas, além de serem mais comuns, são encaixadas na bancada, aparador ou gabinete do banheiro. Já as de sobrepor são muito vistas em lavabos e ficam apoiadas em cima do móvel. As de semi-encaixe, como o nome já diz, são parcialmente embutidas na bancada, deixando uma parte para fora.

Fique ligado!

A cuba deve ser instalada na altura adequada. O padrão é de 90 cm, mas pode variar de acordo com a sua altura, verifique na hora da compra. Já os gabinetes são peças indispensáveis para a organização do banheiro, além de oferecerem charme à decoração. Para fugir do tradicional "porta com gavetas", fique atento ao material e cor. Escolha um produto que combine com o estilo do ambiente e que faça uma boa composição com a cuba.  A sugestão é optar pelo modelo suspenso (aquele que não encosta no chão).

Além de facilitar a limpeza e evitar problemas com umidade, este tipo de gabinete permite que o chão embaixo da peça fique livre e visível, o que dá a impressão de que o espaço é maior. Não tenha medo de ousar. Monte um espaço com o seu estilo e faça um banheiro com a sua cara!
Leia também