Extensões e filtros de linha: aprenda como usá-los

Extensões e filtros de linha: aprenda como usá-los

Em casas, apartamentos ou escritórios, o número de tomadas e a forma com que estão dispostas muitas vezes não são satisfatórios pelo alto número de equipamentos elétricos do mundo tecnológico. Assim, se faz necessário o uso de artifícios como extensões e filtros de linha. Eles podem ter diversos tamanhos, comprimentos e quantidades de tomadas.
DIFERENÇAS
O filtro de linha é capaz de comportar o uso de mais de um aparelho elétrico ao mesmo tempo, de maneira prática e, principalmente, segura. Ele multiplica o número de tomadas, facilitando as conexões dos equipamentos.
As extensões têm a função de interligar sistemas elétricos (dois ou mais) distantes entre si, prolongando a distância entre o aparelho a ser ligado e a tomada quando o comprimento do fio é insuficiente. Compostas por um lado fêmea (ligado ao aparelho) e o outro lado macho (ligado à rede elétrica). PROTEÇÃO
O filtro de linha é composto por um fusível e tem o intuito de cortar, automaticamente, a linha de tensão, caso haja sobrecarga na corrente transmitida, evitando a queima de equipamentos a ele conectados. Ele possui várias funções, como proteger os aparelhos, eliminar ruídos, garantindo que todos os aparelhos conectados a seus plugs estejam protegidos contra curtos-circuitos.
A indicação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é a de nunca utilizar a extensão com fio embutido, pois ela pode pegar fogo. Além disso, deve-se checar a corrente da extensão elétrica: cabo, plugue e tomada, se baseando no menor valor. As falhas e incêndios ocorrem principalmente devido ao aumento da carga elétrica e uso excessivo de aparelhos sem orientação de técnicos - a corrente elétrica não pode ultrapassar a capacidade do condutor de energia. ONDE E QUANDO USAR
Filtro de linha: Ao mandar para os periféricos uma tensão de mesma intensidade que a recebida da fonte de energia, ele garante que o aparelho conectado desempenhe sua função como se estivesse ligado direto na tomada. Seu uso mais comum é quando se faz necessária a utilização de múltiplas tomadas para conectar diversos periféricos.
No caso da extensão, é importante verificar a potência do aparelho para evitar o risco de a extensão sofrer sobrecarga, caso ela seja ligada a um equipamento de potência elevada. Por exemplo: televisores, rádios e computadores utilizam no máximo 10 ampéres, ao passo que micro-ondas, aquecedores, lava-louças e condicionadores de ar, consomem 20 ampéres. Portanto, lembre-se de verificar a potência mais indicada de acordo com a sua necessidade e a quantidade de tomadas para os aparelhos que deseja usar. Consulte um vendedor e peça orientações para evitar a sobrecarga da rede elétrica de sua residência ou escritório.
Leia também