Instalação de vidro sem segredos

Instalação de vidro sem segredos Os vidros de janelas fazem parte daqueles itens da casa que unem beleza e funcionalidade. Eles permitem a entrada de iluminação natural e protegem os espaços das ações climáticas, além de trazer aquela sensação de conforto. Ao escolher o tipo de vidro para cada ambiente, é importante conhecer suas características e melhores aplicações. Não há uma regra oficial, mas as tendências costumam ditar o tipo mais indicado para cada cômodo de acordo com as funções desempenhadas.

VIDRO TRANSPARENTE

Incolor, liso, plano e com espessura uniforme e homogênea. É mais utilizado em espaços simples e elegantes. Permite que o outro lado seja visto de forma clara e sem distorções.

VIDRO MINI-BOREAL / CANELADO / ÁRTICO / ÁRTICO COLORIDO

Translúcido, liso na frente e com ranhuras na parte traseira. Apresenta textura suave, luminosidade e translucidez uniformes. Acrescenta beleza e conforto aos ambientes. Através deste vidro, é possível visualizar os objetos do outro lado, mas eles ficam borrados. É o modelo ideal para janelas e portas de madeira, ferro ou alumínio.

VIDRO FUMÊ

Transparente, liso e com tom cinza-escuro. Acabamento fino e propriedade de diminuir a passagem da luz solar proporcionando um ambiente harmonioso e sofisticado. É obtido através da adição de minerais à massa dos vidros impressos (possui uma das suas faces impressa por um cilindro, deixando o vidro mais translúcido ou mais transparente) e floats (plano e transparente, sem distorções ópticas, com espessura uniforme e massa homogênea).

COMO ESCOLHER?

Antes de tudo, é preciso definir o quanto de luz se quer no cômodo e a quantidade de luz natural disponível, de acordo com a posição do ambiente em relação ao sol. Só depois é possível escolher a transparência e tipo de vidro para a janela. É necessário atentar também para a espessura do vidro, que vai depender de onde ele será aplicado. Dessa forma, deve-se conhecer a intensidade dos ventos que o atingirão para escolher o grau de resistência necessário – é possível notar espessuras diferentes nos vidros de andares mais baixos com relação aos mais altos em um mesmo prédio.

O próximo passo é certificar-se de que o vidro possui o tamanho certo e irá se adequar ao espaço pretendido sem ultrapassar as bordas. Não se esqueça de que é importante se equipar com luvas e óculos protetores ao fazer a instalação, pois o vidro pode se quebrar ou soltar lascas.

FERRAMENTAS E MATERIAIS BÁSICOS

A instalação não requer o uso de ferramentas muito complicadas. Os materiais também são muito fáceis de manusear – e em todas as lojas da Leroy Merlin você encontra todos eles. 

Você vai precisar de:
-  Massa de vidraceiro ou silicone
-  Luvas de proteção (cobrindo até o pulso)
-  Fita adesiva
-  Lixa ou espátula
-  Óculos de proteção


MÃOS À OBRA

-  COM MASSA DE VIDRACEIRO
-  Coloque as luvas e cole a fita adesiva em formato de "x" ou retângulo com um "x" no meio para evitar que, caso o vidro quebre e despedace, você se machuque.
-  Pegue um pouco de massa (ela vem pronta para o uso) e modele-a com as mãos até que ela fique maleável. Uma boa ideia é deixá-la embrulhada no jornal por um tempo para que o excesso de óleo seja eliminado.
-  Assim que ela estiver flexível e relativamente seca, adicione uma camada, em forma de "lápis alongado" no local onde a janela será encaixada, espremendo bem. Isso é feito justamente para que o vidro não tenha contato com a madeira ou o alumínio, pois se isso acontecer, ele certamente irá quebrar ou trincar.
-  Encaixe o vidro, pressionando contra a moldura até a massa espalhar na parte de trás. Faça isso colocando força apenas nas laterais, evitando o centro.
-  Retire o excesso de massa da parte de dentro do vidro.
-  Adicione mais massa de vidraceiro (misturada a um pouco de água para não grudar nas mãos) na área exterior da janela até que ela forme uma camada. Com a ajuda de uma espátula, alise a camada, empurrando a massa para as extremidades. No caso de a espátula prender, molhe-a um pouco.
-  Para a limpeza, utilize um pano seco. - COM SILICONE
· Após limpar a superfície e delimitar a área com a fita crepe, faça um corte reto no bico da bisnaga de silicone para que toque ambos os lados do local a ser aplicado.
-  Aplique o silicone no sentido contrário a saída do produto e use uma espátula antes da secagem para fazer o acabamento.
Leia também