Charme, luz e ordem. Quem não quer?

Espaço de sobra não é sinônimo de aconchego na certa. Que o diga Heloísa Helena Aquino de Oliveira, moradora de Campinas (SP). Dona de um amplo quarto com closet, Heloísa andava descontente com sua decoração. “Tudo estava sóbrio demais, com muita madeira escura e pouca luz. Eu sentia que era preciso renovar, mas achava que precisaria trocar os móveis... Como gostava das peças, hesitava”, explica.  

Foi aí que veio a arquiteta Ana Paula Barros e provou o contrário. Sem mexer no mobiliário, a profissional mostrou que é possível transformar um ambiente apostando em pintura, acessórios de decoração, reforma de revestimentos e recursos de organização. “Retiramos apenas o ventilador de teto e o quadro que ficava sobre a cama, que tinha aspecto pesado”, conta. 
 

A chacoalhada no visual do dormitório começou com a definição da paleta de cores, que manteve os tons bege, branco e preto, e acrescentou um colorido charmoso, com azul e verde. Nas paredes, o bege tomou conta, enquanto o branco tingiu teto, portas e batentes. Para valorizar a cabeceira da cama, foram feitos dois volumes de gesso em torno dela, do rodapé ao teto. Ao centro, um suave verde recobriu a textura. Novas cúpulas florais para os abajures, dois quadros com motivos gráficos e almofadas sobre a cama completaram a quebra da monotonia cromática.
 

Para conferir harmonia ao décor, três reformas fizeram a diferença. “Pintamos o baú com tinta automotiva azul, que resiste bem ao manuseio intenso. A aparência do espelho foi suavizada com a troca das molduras escuras por modelos de MDF branco. Já nas portas do armário, aplicamos papel de parede”, explica Ana Paula.  

No closet, os problemas foram atacados sem dó: pintura branca para clarear o ambiente, nichos e caixas para agrupar pequenos itens, embalagens protetoras para organizar e proteger, cabides iguais para melhorar a visualização das roupas, e ganchos para deixar bolsas à mão. Duas aquisições arremataram as escolhas espertas: prateleiras aramadas encaixadas em trilhos e sapateiras extensíveis colocadas dentro do móvel destinado aos sapatos. “Ficou lindo e prático. E o melhor é que agora consigo enxergar minhas peças direitinho”, diz a moradora, comemorando a instalação do spot com quatro dicroicas, que quadruplicou a luz do espaço.

Créditos
Texto: Fabiana Oliveira

Leia também