Foco em conectividade em casas inteligentes

Foco em conectividade em casas inteligentes O mercado residencial cresceu vertiginosamente em diversas direções nos últimos anos. Melhorias com o intuito de aumentar a qualidade de vida das pessoas em suas residências trouxeram tendências como a automação de ambientes.

O crescimento da indústria de tecnologia nos últimos quatro anos, no que diz respeito a serviços de automação, foi de 300%. Apenas no ano passado (2012), esse setor teve faturamento de $4bi e especialistas da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) previam ainda um aumento de 30% neste ano de 2013.

Diversos motivos levam as pessoas a optarem pelas funções que a conectividade residencial proporciona. Um abrir e fechar de cortinas ou irrigação de jardins, já ocorrem sem necessidade da presença do morador na casa e podem ser agendadas através de dispositivos ou iniciadas à distância.

Não mais um sonho distante, a conectividade de smartphones, tablets e dispositivos de leitura biométrica às funções cotidianas da residência, garante mais agilidade nas múltiplas ações, integrando-as e permitindo o controle da rotina em apenas um clique.

Além disso, vê-se o crescente aumento de adeptos da biometria – a capacidade de controlar qualquer dispositivo através das impressões digitais. Ao cadastrar alguma tarefa específica para cada dedo da mão, por exemplo, já é possível controlar diversos dispositivos da residência, como luzes e sistemas de áudio e vídeo. Além disso, pode-se proteger a casa contra invasores. Dessa maneira, se alguém não cadastrado tenta entrar na residência, uma mensagem é enviada ao morador alertando acerca do perigo.

As automações mais solicitadas costumam envolver a iluminação das chamadas “smart houses”, permitindo que essa tarefa torne-se mais intuitiva e automática. No entanto, o destaque do serviço de automação fica por conta da integração de áudio e vídeo, permitindo que o morador possa, por exemplo, ouvir no próprio quarto uma música que colocou para tocar na sala, através de conexão do pendrive ao computador. 

Veja também:

Automação residencial: a um clique de distância

Leia também