Grandes e notáveis

Grandes e notáveis Cansado da mesmice do seu jardim na varanda ou no quintal? As suas plantas pararam de crescer e florescer? Então, é hora de inovar! Aposte nos vasos tamanhos GG. Sozinhos ou combinados com outros de alturas e diâmetros diferentes, eles trazem movimento decorativo, podem receber espécies distintas para conviver no mesmo espaço, dão mais liberdade para as suas mudas favoritas se desenvolverem e propõem a oportunidade de brincar com cores variadas. E é isso que vai deixar o seu cantinho personalizado. 

Atente-se para alguns cuidados para que a ideia não se transforme em um problema.

O primeiro passo é saber exatamente o que e onde você quer mexer. É aquela pequena varanda do apê ou o cantinho lateral do jardim da frente da casa? Qual a metragem disponível? 

Resolvida essas questões, parta para o momento mais bacana: ir às compras. Como a variedade é enorme, prepare-se para ficar na dúvida.
Se você tiver um perfil mais objetivo e não dispõe de muito tempo verifique o local que deseja colocar o vaso, medidas e tudo mais que precisa antes de sair casa. Se o objeto ficar em uma varanda, analise as cores predominantes que já existem, pegue uma trena, meça as paredes onde ele ficará e imagine qual a altura máxima permitida. Depois, informe-se sobre as espécies que mais se adaptam ao tamanho de vaso que pensou. Só então escolha as cores de que mais gostar e o material. Atualmente, há opções de plástico, cerâmica e barro que são as mais comuns.

Se quiser deixar os vasos ainda mais originais, compre os modelos crus (sem pintura) e pinte você mesmo do tom que achar mais adequado. Como são grandes e ainda vão receber pedriscos, areia, substrato e o peso da planta, procure suportes para a base que tenham rodízios. Assim ficará fácil de conduzi-los quando precisar limpar o local ou redecorar o cantinho. Dica: não o arraste pelo piso, pois certamente ele vai arranhar qualquer superfície. 

Para qual tipo de planta?

Esteticamente, não existe uma norma que assegure a proporção ideal entre planta e vaso. Porém, recomendamos vasos bojudos (arredondados) com tamanhos de 50 x 50 cm, em média, pois são propícios para o desenvolvimento de plantas em geral.
 


Os vasos e estreitos de mais ou menos 1 m x 0,40 cm recebem bem espécies baixas e volumosas como o Pacová e Filodrendo. Já os que têm boca estreita e os tipos esféricos exigem plantas de tronco único e forma escultórica como é o caso do belo Bambu-Mossô e Dracena Arbórea. 

Se você gostou dessa tendência, também vai gostar de:





Leia também